terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Chamado para o ato da rede estadual no dia 5/12 NA SEPLAG

A tesouraria garantiu o pagamento do transporte para o ato aos profissionais interessados em comparecer. Temos a possibilidade de lotação de até 12 pessoas.
Interessados entrar em contato com Gabriel Marques (21) 94502472/ SEPE -Macaé.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Convocação para Assembleia de Eleição do Conselho Fiscal

CONVIDAMOS OS/AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA A PRÓXIMA

ASSEMBLEIA DO NÚCLEO MACAÉ

TERÇA-FEIRA, 04 DE DEZEMBRO ÀS 16H 30 MIN
NO SEPE MACAÉ

ENDEREÇO: PRAÇA SANTOS DUMONT, NÚMERO 8.
Em frente à estação do metrô Macaé, na Linha Vermelha


PAUTA:
1 - Informes; 2 - Eleição do Conselho Fiscal


SEPE Macaé
Gestão 2012-2015

Nota Oficial sobre a obrigatoriedade de 3 dias para professor@s C


NOTA OFICIAL DO SEPE MACAÉ

                No ano passado, a Secretaria Municipal de Educação publicou a portaria 01/2011, com o objetivo de obrigar a presença dos(as) professores(as) C durante 3 dias por semana para cumprimento da carga horária de 16h em suas respectivas Unidades Escolares. Além dos argumentos que contestavam a proposta do Secretário Guto Garcia, nossa forte mobilização, com ampla participação da categoria, propiciou a mudança da referida portaria, retirando então o termo “obrigatoriedade”.

                Na visão do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – Núcleo Macaé, é extremamente viável o esforço das administrações das escolas para organizar a grade horária dos professores em 6 tempos por dia da semana, possibilitando com isso o cumprimento dos 12 tempos de aula. No nosso entendimento, fere a autonomia pedagógica da Unidade Escolar qualquer diretriz, resolução ou portaria que queira padronizar a totalidade da rede com obrigação descabida como a realizada pela portaria 01/2011.

                Outra questão importante a ser ressaltada é a tentativa equivocada de vincular a quantidade de dias do(a) educador(a) na escola à qualidade. Obviamente, defendemos arduamente a Educação Pública, suas melhorias e a garantia do aprendizado do(a) educando(a). Contudo, a mensuração desta qualidade não passa pelos índices estabelecidos por organismos alheios à realidade do cotidiano da escola, ou seja, não passa pela quantificação realizada por provas e avaliações externas. São necessárias destinações de recursos públicos para condições de trabalho melhores na rede que propiciem os avanços na qualidade do ensino.

                Às vésperas de finalizar o ano letivo de 2012, o espectro da obrigatoriedade dos três dias para os(as) professores(as) C reaparece. O núcleo Macaé do SEPE se posiciona contrariamente a quaisquer tentativas de tal obrigação vigorar na rede e/ou em qualquer escola. Defendemos que as escolas realizem discussões coletivas sobre as melhores formas de funcionamento assim como suas decisões, que não podem ser unilaterais.

                Solicitamos aos(às) profissionais da rede que divulguem esta nota e entrem em contato com a diretoria do SEPE Macaé caso haja problemas dessa temática em sua Unidade Escolar.

Endereço Eletrônico: sepemacae@yahoo.com.br

CONTATOS TELEFÔNICOS
Oseias: (22) 9904-2250  Roberta:  (22) 8116-7984  
Gabriel: (21)9450-2472 / (22)9283-0827  Graça: (22) 9825-4166