sábado, 22 de junho de 2013

Arraiá da Educação no 19 de junho

Aprovada por unanimidade na Assembleia Geral do dia 5 de junho, tivemos duas semanas para percorrer dezenas de escolas e construir a segunda paralisação de 24 horas na rede municipal de Macaé. O slogan "NA CAPITAL NACIONAL DO PETRÓLEO, A EDUCAÇÃO TEM PRESSA" tomou a forma de Arraiá no mês Junino! Com diversos cartazes apresentando as reivindicações, faixas apresentando as demandas para a população, mais 100 camisas como parte da campanha de filiação ao SEPE e muita animação, mais de 500 profissionais da Educação, estudantes e responsáveis fizeram bela e pacífica passeata pelas ruas de Macaé, parando em frente à Prefeitura, ao prédio onde o Prefeito concedia entrevista, à Câmara de Vereadores, até chegar à SEMED para estabelecer uma tensa negociação. As fotos já estão divulgadas em nosso perfil do facebook.



Enquanto a categoria aguardava na porta da SEMED, cujo prédio estava reforçado por diversos guardas municipais, uma comissão subiu para ser recebida pela Secretária de Educação. Solicitamos a presença do Prefeito e do Secretário de Administração. Com a recusa em participar do encontro, estávamos prestes a nos retirar da negociação. Todavia, o Vice-Prefeito Danilo Funke chegou neste momento, informando que representaria a Prefeitura para continuarmos o diálogo. Em sua fala para a categoria, Danilo afirmou que deseja que o 1/3 fique da melhor maneira possível, que "ninguém será obrigado a ficar em escola sem estrutura" cumprindo horas e que quer @s Educador@s de Macaé na construção do orçamento de R$2,5 bilhões no próximo ano.

- Sobre o dia 23 de maio, a SEMED segue firme na posição de que "tem que ter reposição de dia", podendo ser nas férias de julho, de dezembro ou em algum sábado letivo. Argumenta que a LDB é clara. Nossa réplica explicou que também é Lei a 11.738/08 e até agora Macaé não se adequou; ou seja, para nós, a lei é sempre clara; para eles, podem burlar... Sobre a paralisação do dia 19 de junho, o Vice-Prefeito e a Secretária se posicionaram em defesa do abono, mas precisam aguardar o aval final do Prefeito.

- Sobre o 1/3: na sexta-feita, 21 de junho, ocorreu uma reunião em que a Assembleia decidiu aceitar o convite para que 3 representantes da categoria participassem. O objetivo da reunião era discutir e "somar as diferentes visões para chegar a uma proposta de consenso". Após essa reunião, o documento será encaminhado à Procuradoria para que tudo fique regulamentado e o prazo de 1 de agosto de 2013 seja cumprido.

- Sobre o PCCV para auxiliares de serviços gerais, auxiliares de serviços escolares, porteiros e merendeiras. O Vice-Prefeito apresentará publicamente a MINUTA OBJETIVA no dia 28 de junho, às 8h, no Paço Municipal. Garantimos que a SEMED enviará ofício para todas as escolas e que os profissionais decidam nas escolas 2 representantes para participar desta atividade, que serão liberados de suas atividades na sexta-feira. Esta minuta objetiva irá para ser votada na Câmara de Vereadores, enquanto uma outra Comissão discutirá paritariamente a revisão do PCCV Unificado da categoria.

- Sobre a redução da carga horária, Danilo falou ser "juridicamente quase impossível reduzir a carga horária". Contudo, informou que a Prefeitura apresentará em até 10 dias uma proposta de ganho real para auxiliares de serviços gerais e funcionários, assim como se comprometeu para que sejam chamados mais concursados para minimizar a sobrecarga de trabalho.

- Sobre o concurso público, apontamos o prazo de 30 de agosto para a apresentação do quadro de demandas e a proposta de edital para o novo concurso para a rede municipal, que ocorrerá em outubro.

- Sobre a transparência, com placas mostrando prazos e recursos empregados nas reformas das escolas, a Prefeitura assumiu o erro de isso não existir e informou que solucionará a questão.

- Sobre a alimentação escolar e o fim das terceirizações da mesma, a SEMED convidou uma representante da Secretaria de Estado para realizar uma apresentação para as Direções sobre como acontece nas escolas estaduais.

- Sobre a Comissão Paritária para prosseguir a negociação de Concurso Público; revisão e melhoria do PCCV; auxílio alimentação nas duas matrículas e auxílio transporte, o SEPE vai solicitar que sejam 6 da categoria e 6 do Governo e que seja estabelecida a data para início da reunião. Danilo se comprometeu a encaminhar esta questão.

Após exaustiva e tensa negociação, alguns itens não foram retomados. Teremos Assembleia na quinta-feira, 4 de julho, às 17:30, em local a definir, para discutir nossa posição após os encaminhamentos do governo sobre a nossa pauta de reivindicações. O Estado de Greve está mantido e a disposição de Luta, idem. Vamos conversar com cada colega nas escolas e continuar a pressão, pois continuamos com pressa na capital nacional do petróleo!


2 comentários:

  1. Prezados Colegas do SEPE,
    Bom dia.
    Por favor gostariamos de sua ajuda para compartilhar a nossa grande
    manifestacao agendada para quinta-feira dia 27/06 -14:00hs em frente
    ao Parque de Tubos - Petrobras - limite entre Macae - Rio das Ostras.
    CONVITE – Manifesto e protesto contra a corrupcao, pronunciamento de
    Dilma, PEC 37, alta do custo de vida, monopolio estadual da 1001,
    duplicacao da BR 101 e RJ 106, rede globo, ditador Sergio Cabral, altos impostos, seguranca, trasporte publico, ….
    Na quinta-feira teremos o apoio dos funcionarios da petrobras, universitarios, professores, moradores á um ato no Parque de Tubos que pretende unir os
    lutadores das cidades de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Carapebus, Quissama, Sao Francisco Itabapoana, Sao Fidelis, Campos e Macaé.
    Expectativa de 30.000 lutadores.
    Levem seus cartazes, faixas, apitos, ….
    Ajude-nos com seus contatos.
    Obrigado!
    At.
    Elaine B.Bomves.
    UFF – UERJ - UNESA - UFRJ - UNIGRNARIO - UCB - FAFIMA- UENF- IFF - Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Hum... precisando falar inglês e não pode gastar muito dinheiro??
    Eu soube de uma grande oportunidade.
    A 1ª igreja batista barra de Macaé está oferecendo curso de inglês, com certificado
    e a qualidade da empresa Mr. Teacher, por apenas 60 reais mensais + material.
    Mais informações ligue para (22) 2762-6986 ou entre em contato pelo e-mail mr.teacher.atendimento@gmail.com

    ResponderExcluir